Olá fãs de Wrestling, eu sou Daniel! e esta é a 1ª edição do Let’s Talk About Wrestling! Hoje eu vou falar sobre a atual crise do SmackDown, mas antes… Faltam 5 dias! Apenas isso para o primeiro show da WWE no Brasil na história! E não adianta dizer que primeiro WWWF World Championship foi disputado no Rio de Janeiro, porque não foi. Essa sempre foi uma desculpa usada pela WWWF para dar o título a Buddy Rogers em Abril de 1963. Nós finalmente teremos a chance de ver os superstars de perto, lutando em solo brasileiro! Emocionante é claro, mas agora vamos ao que interessa:
Let’s Talk About Wrestling!
A WWE tem hoje quase 100 lutadores,
o que é muita gente. Por isso eles estão divididos em 2 brands: o RAW e
o Smackdown. Mas embora não seja nenhum segredo que o RAW sempre foi o
show principal, o Smackdown agora vive uma crise. Cada vez menos pessoas
assistem aos shows. E mesmo com os esforços da WWE, o público parece
rejeitar cada vez mais a brand azul. O que está acontecendo? Porque está
acontecendo? O que a WWE pode fazer para reverter esta situação?Vamos começar do começo - não diga! -, até 1999 o RAW era o único show da WWF. Mas em Abril deste ano foi criado o WWF Thursday Night Smackdown para concorrer com o Thursday Night Thunder da WCW. Os lutadores, títulos e storylines eram os mesmos da brand vermelha. E isso continuou assim até 2002, com a Brand Extension. A WWF havia acabado de comprar as suas maiores rivais, as gloriosas WCW e ECW, e era “muita gente” para um roster só. Daí surgiu a ideia de separar os lutadores em duas brands diferentes. Agora além de serem programas diferentes, RAW e SD seriam partes diferentes da mesma companhia. Lutadores, títulos, feuds, storyines separadas.
Com isso veio uma coisa que hoje já não se vê mais na Big E, a rivalidade entre as brands. Na época, o SD “ameaçava” o domínio do RAW, que ainda era “o original”, como diziam os seus lutadores. E a guerra continuou. As pessoas escolhiam seus lados, RAW ou SD. Imagine uma família brasileira, nela há uma certa divisão. O pai e a filha gostam do Fluminense e a Mãe e o filho gostam do Flamengo, por exemplo - lembrando, é só um exemplo. Não comecem uma discussão sobre futebol aqui, por favor! -. Agora vamos adaptar esta família para a WWE de 2002. Pai e filha são fãs do Smackdown, mas Mãe e filho nunca deixarão o lado vermelho da força! Sim, isso existia. E era mais comum do que parece. Desde então as duas brands eram rivais e competiam entre si. Mas depois essa briga foi ficando desigual.
Em 2005, quando o Smackdown mudou para as noites de sexta - Friday Night Smackdown, entendeu? - ganhou mais audiência, mas isso não durou por muito tempo. Com o fim do TV-14 e começo da Era PG – Isso influenciou a ainda influencia absolutamente TUDO na WWE, quase sempre para pior! - a audiência geral da WWE começou a cair. Menos vendas de PPV, menos vendas de ingressos para os shows, e é claro, menos audiência dos programas na TV. Com o
Agora vamos falar da atualidade. Hoje em dia a WWE dá mais importância ao RAW - um terrível erro -, isso fica bem claro quando você compara os rosters das duas brand por exemplo. As melhores feuds, os melhores lutadores, - pelo menos para o público -estão na brand vermelha. Quando ocorre um show especial, é sempre um RAW. O Slammy Awards, o Draft, o King Of The Ring, as aparições de guest hosts - celebridades convidadas -, sempre nas noites de segunda feira. Isso tudo faz os fãs pensarem que o “essencial” é assistir somente à essa brand. E deixam o SD de lado. A WWE sabe disso, e parece estar começando a tomar algumas atitudes para mudar este quadro. Como por exemplo, os SuperSmackdowns ao vivo, de vez em quando os Smackdowns passam na Terça-Feira, ao vivo. Geralmente com temas especiais como o “Blast From The Past”. Nesses casos a audiência até sobe, por isso a WWE está pensando em mudar o SD para as terças. Mas só isso não é suficiente.
Para alavancar a audiência do Smackdown, a WWE precisa não só mudar os shows para as Terças, mas dar mais importância para o SD de um modo geral. Uma boa estratégia seria fazer os eventos especiais nos SDs também. O Draft por exemplo, A WrestleMania já passou e o dia em que os superstars mudam de brand naturalmente está – ou deveria estar - perto. Poderia sim, acontecer numa edição do SD. O Slammy e o King Of The Ring - se tiver este ano - também seriam boas opções. Outra coisa que ajudaria, e muito, no quesito audiência é valorizar mais as lutas do SD e o próprio World Heavyweight Championship. Quantas vezes você já viu uma luta do SD fechar o card de um PPV? Nos eventos recentes, eu não me lembro de nada assim. Por outro lado, quantas vezes uma luta pelo WHC já foi opener? Só em WMs foram duas seguidas. E as duas incluíam vencedores do Royal Rumble. Se nem a promessa de que “O vencedor do RR ganha o direito de lutar no Main Event da WrestleMania” ajuda, a situação tá difícil. E a não ser que a primeira luta agora seja considerada Main Event, isso está muito errado. Pela lógica o WHC deveria estar em jogo na segunda ou pelo menos na terceira luta mais importante do card. Mas todo o prestígio do Título Mundial de Pesos Pesados – que ironicamente até o Rey Mysterio já ganhou – se foi. - 18 segundos de luta… -
Às vezes eu penso que tudo o que a WWE precisa é de uma boa concorrência. Vamos pensar um pouco, lembra das Monday Night Wars? Foi só a WCW ganhar a liderança de audiência algumas vezes que o Tio Vince apareceu na TV com um discurso, dizendo que o público não aguentava mais ser enganado e tudo mais. E deu no que deu, Attitude Era. A TNA até já tentou bater de frente com a WWE, mas o Monday Night iMPACT! não segurou o “Show semanal contínuo mais assistido no horário nobre da TV paga.” Imaginem se a TNA ganha mais força e popularidade, ou se aparece outra promotora de Wrestling - BWF! - para causar dor de cabeça na família McMahon. Aí sim, algumas coisas iriam mudar. Quem sabe um dia o Smackdown vire a brand nº1! O futuro é um mistério!
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